quarta-feira, 23 de maio de 2012

Green Lean e Sustentabilidade


A Metodologia Green Lean e a Sustentabilidade


A necessidade de um mundo melhor, equilibrado, com o consumo consciente dos recursos disponíveis à vida tem levado profissionais a estudar meios de auxiliar as organizações a assegurarem o desenvolvimento sustentável de seus negócios.

Com esta perspectiva, a Coutinho & Cursino Consultoria Empresarial, atuando há cerca de 15 anos em inúmeros projetos de estruturação, implantação e manutenção de sistemas de gestão, desenvolveu uma Metodologia baseada nos princípios da Produção Mais Limpa e no Fluxo de Valor Ambiental, utilizando o método Toyota.

Em 1989, a expressão “Produção Mais Limpa” foi lançada pela UNEP (United Nations Environment Program) e pela DTIE (Division  of Technology, Industry and Environment) como sendo a aplicação contínua de uma estratégia integrada de prevenção ambiental a processos, produtos e serviços, visando o aumento da eficiência da produção e a redução dos riscos para o homem e o meio ambiente.

O Método Toyota, por sua vez, baseia-se na filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo.

Com a implantação do Método Toyota, a organização estabelece seu Fluxo de Valor - Lean Manufaturing, onde todas as atividades ou subprocessos que não agregam valor ao processo, são eliminados.

A Metodologia Green Lean, por sua vez, analisa as características operacionais da organização, mapeando o fluxo de valor ambiental, onde todos os pontos de consumo e pontos de geração de resíduos e efluentes são identificados.

A Figura 1, abaixo, apresenta um exemplo de um Fluxo de Valor Ambiental.


Várias são as vantagens na implantação da Metodologia Green Lean, dentre as quais se destacam:

þ     Identificação e redução de desperdícios no consumo dos insumos utilizados no processo;
þ     Reaproveitamento de embalagens para coleta de resíduos produtivos;
þ     Identificação dos pontos de geração de resíduos e redução por meio da correta manipulação dos materiais; segregação dos resíduos, reaproveitamento, reciclagem ou retorno de embalagens para os fornecedores (logística reversa);
þ     Identificação dos pontos de geração de efluentes para aplicação de novos métodos operacionais (exemplo: lavagem de utensílios em processos que são regidos pelas boas práticas de produção);
þ     Identificação e redução de desperdícios no consumo de recursos naturais (água e energia), por meio de mudanças em set ups de máquinas, rearranjo de lay outs, etc, e
þ     O envolvimento e comprometimento dos funcionários e colaboradores em todas as etapas do mapeamento, onde a conscientização para com a preservação ambiental é disseminado e assimilado por todos.

A alta direção acaba, por fim, obtendo benefício financeiro na adoção da Metodologia Green Lean, aplicando continuamente esta Metodologia em seus processos.




Artigo escrito por: Carmen Coutinho e Gisela Cursino - Sócias da Coutinho & Cursino Consultoria Empresarial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário